Buscar
  • Dra. Ludimila C. Garofolo

Beleza com B maiúsculo!

Envelhecer não é opcional, mas como vamos enxergar esse processo é uma escolha de cada um.

Há quem veja o envelhecimento com tanto pavor, que fica escravo de procedimentos estéticos. Há quem veja o rosto no espelho, enxergue algumas rugas e resolva fazer alguma coisa em relação a isso, mas sem estresse.


Há quem se olhe no espelho e pense: “Estou velho demais. Me cuidar, para quê?” Se todos vamos envelhecer, por que não aceitar o processo e caminhar da melhor maneira possível?


Gosto mais da palavra aceitação do que resignação.


A primeira me diz de algo dinâmico, onde me coloco como protagonista, fazendo escolhas conscientes que me levam para um lugar onde me sinto bem sendo exatamente quem eu sou.


A segunda fala de uma escolha que não é minha: “Deus quis”, “A vida é assim”. Seja lá em que você acredita, eu duvido que esta força queira que você caminhe às margens, comendo poeira, quando se tem uma estrada inteira só sua pela frente.


Eu acredito na Beleza como força transformadora, ela é um atributo divino. Acredito na Beleza de várias formas, nas várias idades. Não na beleza estereotipada, com rótulos.


Acredito na Beleza que te acompanha com os anos, não naquela que te aprisiona. Essa Beleza que eu acredito é mais profunda. É essa Beleza que eu vejo quando meu paciente me diz sorrindo que eu ajudei a recuperar a sua autoestima. É essa Beleza que eu vejo quando minha paciente me diz que nunca se sentiu tão bonita na vida...no seu aniversário de 100 anos!!!


Essa beleza eu vejo no sorriso largo de outra paciente que ao se olhar no espelho diz: “Agora vou arrumar um namorado!” Ou, naquele” Huumm!” Seguido de um sorriso mais discreto do meu paciente mais sério. Eles não se compararam com alguém, viram sua própria Beleza. É nessa Beleza que eu acredito e espero que você acredite nela também.


Ludimila Candido Garofolo é Cirurgiã Dentista especialista em Prótese Dentária.

Formada em 2003 pela UNESP - São José dos Campos

Especialista em Prótese Dentária pela APCD - Vila Mariana.

Atua na área de Reabilitação Oral e Estética & Odontogeriatria


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prevenir é infinitamente melhor do que remediar!

Em algum momento da sua vida, você com certeza escutou a seguinte frase: Prevenir é melhor que remediar! Será que nós entendemos de verdade o que isso quer dizer? Com uma certa frequência ouço as pess